sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Será que não o reconhece?

…. Caminhando por Emaús.

No evangelho de Lucas é narrado a história de dois discípulos que saiam de Jerusalém e caminhavam até Emaús. Já fazia 3 dias que Jesus havia morrido. Eles conversavam sobre isso durante o caminho, eles estavam profundamente tristes. Enquanto eles caminhavam o próprio Jesus se aproximou deles falou com eles e eles cegos pela tristeza não o reconheceram.

Jesus lhes perguntou o motivo da tristeza, e eles sem saber questionaram ao próprio Jesus se Ele não sabia o que havia acontecido. Eles estavam triste mesmo sabendo que algumas mulheres já tinham ido até lá encontrado o túmulo vazio.

Então Jesus lhes disse: -Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Era preciso que Jesus sofresse tudo aquilo pra que recebesse de Deus toda glória. Jesus continuou a caminhar com Eles e a explicar as Escrituras. O próprio Jesus falava, porém, eles não o reconheciam.

Quando eles chegaram insistiram que Jesus ficasse com eles. E ao entrar na casa com os dois Jesus sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles, aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus.

As vezes quando somos surpreendidos por má noticias, quando somos pego de surpresa. Quando parece que perdemos aquilo que era mais importante para nós, é como se a tristeza realmente nos fizesse perder a visão. O espaço que a tristeza ocupa em nós é o que antes era habitado pela ESPERANÇA.

Jesus pode até estar caminhando ao nosso lado, mais nós não o reconhecemos. Os dois discípulos erraram por não conhecer as escrituras, e a nós acontece o mesmo, como vamos crer em algo que não conhecemos?

Jesus já havia ressuscitado e eles ainda choravam sua morte. Enquanto olhamos para tristeza perdemos a consciência da presença de Jesus. Os discípulos ainda sem o reconhecer insistiram pra Jesus ficasse com eles, e no partir do pão, em um momento de comunhão os seus olhos se abriram.

Quando você estiver triste convide Jesus a ficar com você, escute a Sua voz enquanto Ele te ensina o porque de todas coisas. Resolva ter comunhão com Ele. Ele desviará seus olhos do há de ruim, Ele te fará enxergar. Trará de volta a paz ao seu coração.

Naquele dia olhos cegos não podiam ver… Estava Jesus junto deles …